Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 1 de agosto de 2010

Veneza: a realização de um sonho!

Ciao, amigos!

Finalmente, depois de quase 25 anos de espera, realizei um dos meus grandes sonhos: Estou em Veneza!!! Estou tão feliz e emocionada que é até difícil descrever em palavras o que estou sentindo! Mas vou tentar...vamos lá...
O trem saiu da Estação Milano Centrale no horário. É um trem rápido chamado Eurostar City. A viagem foi bem tranquila e a medida que o trem começava a parar em cidades conhecidas, meu coração ia acelerando! Primeiro Verona, depois Vicenza, Pádua, Veneza mestre e finalmente...Veneza Santa Lucia!!! Ao se aproximar da laguna o trem vai indo cada vez mais devagar e já deu pra ver que a cidade era mesmo tudo o que se vê nos livros!
Desembarquei sem pressa e fui até o balcão de informações turísticas comprar o “Venice Card”, um passe que dá direito a uso ilimitado de vaporettos, entradas gratuitas e com desconto em vários museus e igrejas e direito ao uso dos banheiros públicos da cidade. Para 7 dias paguei 96 euros (sem o alilaguna que é o transporte até o aeroporto Marco Polo. Como sairei de Veneza de trem não havia necessidade de pagar esse suplemento) .
Só então saí da estação e me deparei com tudo o que vi em filmes a vida inteira! Uma cidade sobre a água! Simplesmente um sonho!


Entrei no vaporetto número 1 com destino ao Rialto e fui fotografando todo o caminho. O dia não estava bonito, fazia frio, ventava um pouco e havia um prenúncio de chuva no ar, mas ainda assim, Veneza parecia tão bonita como em todos os cartões postais que eu já vira. Estar ali, dentro daquele vaporetto, atravessando o Grande Canal rumo ao meu hotel era a certeza de que tudo valera a pena! Todo o planejamento ao longo de tanto tempo, todo o estudo, toda a economia feita para poder viajar, tantas coisas das quais abri mão, tudo e todos que deixei lá no Brasil...sim, estar em Veneza era a certeza de que sonhos podem se realizar e que, às vezes, a realidade é melhor que o próprio sonho!


Chegando na estação Rialto, peguei a Calle Bembo ( que é um beco super estreito) e fui andando até chegar ao hotel que eu havia reservado. O nome dele é “Al Gambero”(calle dei Fabbri, 4687) e é um hotel 3 estrelas a 2 minutos da Piazza San Marco. Fiz o check-in e, tirando o fato de ter de subir 3 lances de escada com minha malinha rosa pesada, me senti muito chique! Tudo é muito limpo, muito luxuoso e bonito. Fiquei encantada com o quarto! É do jeitinho que mostra no site! Lindo! Tem até uma chaleira térmica para esquentar água e eles deixam em uma bandeja café solúvel e chá! Uma graça! Mas o melhor foi o banheiro! Tinha até uma banheira!! o hotel custou 95 euros por noite, mas valeu cada centavo investido! Principalmente porque, ao abrir a janela, me deparo com um Canal e vejo gôndolas passando lá embaixo! Me senti dentro de um filme!!









Depois de curtir um pouco meu quarto, fui passear. Andei alguns metros e lá estava ela: a Piazza San Marco! Linda! Enorme! Do lado esquerdo a Basílica e uma fila enorme para entrar...o lado, a torre do Relógio e em frente, o Campanário! Era ali que eu queria ir no meu primeiro dia em Veneza!







Subi de elevador (8 euros) e lá de cima pude ter a noção exata de como Veneza é encantadora! A cidade parece flutuar na laguna! É mágico! Tirei um milhão de fotos, fiquei um bom tempo observando tudo e, de repente, aquele prenúncio de chuva virou realidade e vi, aos poucos, aquela nuvem cinza se aproximando...foi então que o vento se intensificou e, sem demora, começou a soprar acompanhado de um fina camada de água. Certamente deve ser lindo subir no Campanário em um dia de sol, mas ver a chuva cobrindo a cidade lá de cima foi, em dúvida, inusitado. Poucos turistas já devem ter tido essa visão.








Descemos e, quando cheguei lá embaixo, chovia à cântaros!! Era tanta chuva que, dos gárgulas da Basílica, se podia ver escoar aquela cachoeira! Era uma visão esplêndida! Eu sempre quis ver como seria a água escoando pelos gárgulas e Veneza me deu esse presente! Parecia ridículo, mas eu estava feliz mesmo com a chuva!



Fiquei quase 1 hora no Campanário esperando que estiasse um pouco, afinal eu tinha medo de me molhar e pegar outro resfriado. Assim que deu, saí e a primeira providência foi fazer o que todo mundo estava fazendo: comprar uma capa de chuva!
Parei em um restaurante para almoçar/jantar e esperar a chuva passar de todo. A comida estava ótima. Lasagna!


Ao sair, fui até ponte do Rialto passear um pouco. Vi várias máscaras lindas! Dá vontade de comprar tudo! Veneza é um paraíso para os olhos! Tudo é muito bonito e muito colorido!
Depois de algum tempo começou a chover novamente e resolvi voltar para o hotel, tomar um delicioso banho de banheira e me organizar para passear amanhã.
O que posso dizer até agora é que Veneza flutua entre o sonho e a realidade e eu me sinto em um universo paralelo onde tudo pode ser possível e onde o terreno do onírico se confunde com o terreno do real numa parceria simbólica tornando a cidade o resultado entre a inspiração humana e a divina.

Arrivederci!

VIAGEM REALIZADA EM JULHO/AGOSTO DE 2010

7 comentários:

ilma disse...

Que órimo Karla que vc esta vendo a concretizaçao de seus sonhos....Isto vale muito a pena e estou "viajando com voce" por uma parte de Veneza que nao pude visitar.
Bjs de viajante
Ps: as fotos estao maravilhosas

Ivy Gomide disse...

kkkkkkkkkk
Só vc Karla!Ri muito com a sua chuva em pleno verão europeu. Entrei aqui por acaso pq fui colocar um youtube sobre Veneza e dei de cara que vc está em Veneza. Ah...e eu que não consegui ir ao Lido? Eu amo aquele filme Morte em Veneza de Luchino Visconti.
Eu assisti muitas vezes e fui apresentada à cidade ali e pessoalmente não vi. Lembro-me que eu te perguntei se vc iria e vc me afirmou que não pq não daria tempo...rs

Blower's Daughter disse...

Querida!!!!
Este post está emocionante!!! É lindo ver uma pessoa realizando um sonho!!! Eu tô com os olhos marejados aqui! Nossa, 25 anos pra poder realizar um sonho e conseguir é algo pra se ficar mto, mto, mto feliz!!! E é inspirador, sabe, pq às vezes um sonho demora tanto pra realizar que a gente até desanima achando que nunca vai conseguir, aí a gente se depara com a sua história e vê que não importa o quanto demore, vc pode realizar seu sonho e que tudooo vai valer a pena depois!!! Ai, é lindo isso! Eu tb acho Veneza linda, só a vi por fotos e pelos filmes, mas dá pra ter uma noção do quão bela é. Olha, tô feliz por vc, de verdade!
Adorei as fotos! Adorei o quarto do hotel! Adorei a chuva mostrando uma outra beleza da cidade! Adorei ver vc toda feliz!^^

Bjokinhas!!!

Guilherme - Viajando com Eles disse...

Quando fui à Veneza, tinha ingressos comprados para um festival de música. Choveu tanto que ficou tudo alagado e acabaram cancelando os shows....kkkkk

Preciso voltar e ter uma experiência igual à sua!!! Adorei!!!

Abraços, Até + !!!

Karla Larissa disse...

Que lindo! É tão bom realizar sonhos e numa cidade linda como essa! Também conhecerei um dia! :)

Anônimo disse...

Oi, Karla

Essa postagem é para fazer um alerta. Comprei quatro passagens de primeira classe pelo site da Rail Europe. O trecho era de Veneza até Munique, só que não viajamos primeira-classe, pois o modelo de trem enviado dia 05/01 para Veneza não tinha um vagão desse padrão. Entre e-mails, chats e mais e-mails, nenhum sinal de boa vontade em nos reembolsar e tampouco e apenas uma retratação. Total descaso. Como seu blog tem todo meu respeito, achei interessante compartilhar isso com você. Ab,
Alvany

Karla Gê disse...

Alvany,
Sinto muito pelo que aconteceu, é muito chato ter prejuízo em viagens.
Obrigada por ler o blog!
beijos

Powered By Blogger