Sobre mim

Professora de formação. Viajante de coração.
Meus caminhos pelo mundo são feitos de história, poesia e felicidade. Descubro lugares e me descubro através das viagens.
Como diz o velho ditado: A gente só leva da vida a vida que a gente leva.

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A bela e medieval Firenze

Ciao, amigos!

Saí de Veneza ontem com um certo aperto no coração e uma esperança de que Firenze (ou Florença, em português) fosse linda e acolhedora como todos diziam que era, pois, depois de Veneza, acho que seria difícil eu me encantar com outra cidade.
Depois de uma viagem de pouco mais de 2 horas num trem Eurostar, cheguei à capital da Toscana. Passei no posto de informações turísticas da estação, peguei alguns folhetos e saí para procurar meu hotel. Na verdade, quando eu escolhi ficar em Florença, recebi de uma amiga a indicação de um bom albergue próximo à estação Santa Maria Novella e havia feito reserva para um quarto compartilhado de 4 pessoas,contudo, ao longo da viagem, tenho ficado em apartamentos, albergues e hotéis sempre em quarto individual e acho que não estava me sentindo muito disposta a compartilhar um quarto com 3 desconhecidos por 6 dias! Então, cancelei a reserva desse albergue e me hospedei no Hotel Boccaccio, indicação de outra amiga, e que fica a uns 200 metros da estação em uma rua que tem de tudo: mini-market, lojas com lembrancinhas baratas, pizzarias, internet, enfim...a rua é ótima e o hotel é bem simpático. Claro que foi mais caro que ficar no albergue, mas eu havia economizado lá em Veneza já com essa intenção.
Depois de me instalar, fui passear pela cidade e, como gosto de fazer assim que chego, dei uma volta em um daqueles ônibus turísticos de 2 andares. A empresa se chama “Citysightseeig” e existe em várias cidades italianas, inclusive o meu ingresso de Milão me deu 10% de desconto no ingresso para esse passeio (custo normal: 22 euros para 48h, são duas rotas que percorrem toda a cidade, incluindo Fiésole), só que o ônibus de Milão tinha opção de língua em português, esse não tem, por isso resolvi treinar meu italiano e fiquei ouvindo a descrição do passeio na língua de Dante.
O primeiro local onde saltei foi na Piazzale Michelângelo, uma espécie de mirante de onde se pode ver toda a cidade. É lindo ver a cúpula do Duomo toda em tijolos vermelhos lá de cima, ver a sinagoga com sua cúpula verde e ver a torre do Palazzo Vecchio, além de se ter uma visão do rio Arno (que, cá entre nós, é bem sem graça).



Esse mirante, como seu nome já diz, faz uma homenagem a Michelângelo, com uma réplica em bronze de seu famoso “Davi”. Há também várias barraquinhas vendendo uma infinidade de souvenirs de todo tipo.


Saindo de lá, peguei o próximo ônibus que me deixou de volta na estação, onde troquei o cupom por meu brinde (ao comprar o tiket do ônibus a gente ganha um cupom que vale uma garrafa de água ou uma bebida gelada a base de sorvete em uma lojinha ao lado) e fui bater perna pela cidade. O primeiro lugar escolhido foi, óbvio, o Duomo, a catedral da cidade, que é dedicada à Santa Maria das Flores e teve sua construção iniciada em 1294. Vários artistas famosos como Giotto, autor do projeto do Campanário e Brunelesco, autor do projeto da cúpula, participaram de sua construção e depois de 140 anos, finalmente, a Igreja ficou pronta. É realmente linda! Parece um doce, todo colorido em mármore branco, rosa e verde. Ficar ali na piazza observando o prédio é um prazer para os olhos. Sua arquitetura é suave e, apesar da riqueza de detalhes, nada fica pesado como, por exemplo, o Duomo de Milão.


O interior da catedral é imenso e um tanto escuro, mas tem uma bela pintura no teto (eu e os tetos..adoro um teto!). Lá dentro, pode-se descer até as ruínas da antiga catedral de Santa Reparata sobre às quais o Duomo foi construído. Não desci, pois queria conhecer mais da cidade lá fora.


Na frente do Duomo está o Batistério de San Giovanni que possui uma lindíssima porta em ouro, feita por Ghiberti, que usou uma perspectiva que prolonga as cenas para um plano de fundo, o que era um conceito novo na época. Essa porta contém 10 cenas bíblicas e foi apelidada por Michelângelo de Portal do Paraíso. Realmente é um encanto poder ver essa preciosidade tão de perto.


Estava eu ali, calmamente tirando minhas fotos, quando de repente fui envolvida por uma excursão de espanhóis e, já que eu entedia o que a guia falava, fiquei ali ouvindo um pouquinho. Descobri que aquela porta que vemos hoje não é a original e sim uma réplica, pois a original foi levada pela grande enchente que houve em 1966, quando o rio Arno subiu mais de 8 metros e chegou a piazza com uma força incrível! Porém, mesmo sendo uma réplica, a porta é, literalmente, um tesouro!
Saindo dali fui procurar a Piazza della Signoria, sobre a qual eu ouvira muito falar nos livros. É um verdadeiro museu a céu aberto! Cada escultura de deixar a gente sem saber para onde olhar! Primeiro me deparei com a réplica de Davi, de Michelângelo! A escultura original ficava nessa praça, contudo, para evitar depredações e vandalismos, ela foi transferida para a Galleria dell'accademia e, para não deixar os florentinos órfãos, aqui foi colocada essa réplica. Ao lado dela está Hércules e o centauro, de Bandinelli. Ambas ficam em frente ao Palazzo Vecchio, um museu que ainda não entrei, mas que está no meus planos pois só a fachada me deixou deslumbrada!


Ao lado do castelo está a Fonte de Netuno, uma obra de Bartolomeo Ammannati que me fez ficar ali uma meia hora só observando os detalhes. Dizer que é linda seria dizer o mínimo!

Mais adiante me deparei com a estátua de Perseu, de Bevenuto Cellini. Ali ele é retratado no momento em que corta a cabeça da Medusa e não pude deixar de lembrar de quantas aulas eu dei sobre esse tema e quantas vezes passei o filme “Fúria de Titãs” ( o antigo, da década de 80, que é bem mais fiel à mitologia) para os meus alunos tentando fazê-los apreender um pouco da riqueza da cultura grega.


Sentei ali nos degraus da escadaria que leva ao Pórtico e fiquei um tempo observando e absorvendo aquelas belíssimas obras de arte. Tudo tão acessível, tudo tão bonito e tudo com tanta história!
Florença é uma bela cidade com um estilo bem medieval e muito diferente de Veneza. No entanto, ela tem seus encantos e, apesar de ser bem pequena, é uma cidade acolhedora e simpática. Um tanto zoneada, como se deve esperar das cidades italianas, mas nada que não se possa tirar de letra. Estou gostando de Firenze e amanhã vou desbravar mais um pouco dos encantos desse lugar.

Arrivederci!

VIAGEM REALIZADA EM AGOSTO DE 2010

2 comentários:

Ivy Gomide disse...

nham..nham....nahm... daqui a 1 ano e 1 mes estou aí de volta...
Q delícia!

Anônimo disse...

Muito bonita a sua viagem. Fiquei em Florença apenas 2 dias, mas com a sua descrição da viagem, viajei novamente e pude relembrar lugares maravilhosos. Parabéns pelo maneira que você descreve.
Benfatti

Powered By Blogger